Com a pandemia do novo coronavírus (CoviD-19), que está afetando todo o planeta, existe um ponto muito sério a ser pensado e para ser discutido: a segurança online.
Com o distanciamento social e o fechamento temporário de muitos estabelecimentos e comércios, a vida das pessoas ficou ainda mais digital. Aplicativos como o iFood, o Uber Eats, bancos digitais, transportadoras, lojas com vendas online, entre outros, nunca estiveram tão em alta como agora. Esses sites e aplicativos existem para suprir uma demanda enorme que existe atualmente, e são extremamente úteis a todos.
Muitas empresas estão com funcionários trabalhando em Home Office, e criando novas formas de atender seus clientes. Com certeza teremos muitas descobertas e avanços feitos durante essa pandemia que vão nos acompanhar e ajudar sempre. Porém, infelizmente a evolução não existe somente para as coisas positivas, e assim como tudo tem avançado e mudado para suprir nossas necessidades, as pessoas mal intencionadas também estão procurando técnicas novas de aplicar golpes e fraudar pessoas.
Nesse documento, pretendo elencar quais têm sido os golpes mais frequentes atualmente, e também dicas para evitarmos problemas, e para vivermos mais seguros nessa nova era. Vamos nos prevenir dos vírus digitais também!
Golpes comuns e recorrentes durante a pandemia:
1. Golpe do falso motoboy: Nesse caso, os bandidos se passam por agentes do seu banco, comunicando transações estranhas e não autorizadas. Após contato para tratar do assunto, eles enviam uma pessoa para recolher esse cartão, e o cidadão acaba sendo roubado ou tendo seu cartão roubado. ATENÇÃO: os bancos não fazem retirada de cartões fisicamente. Todas as atividades relacionadas à cartões podem ser realizadas através do telefone ou da internet, sempre com confirmações de dados. Cartões de crédito e débito podem ser bloqueados dessa forma, e jamais é necessário que alguém o retire com você.
2. Auxílio Emergencial: Os valores do auxílio emergencial estão sendo liberados pelo governo aos poucos, e nesse caso os bandidos estão utilizando links falsos para roubar os dados das pessoas. Eles enviam uma mensagem ao celular do cidadão, dizendo que é possível sacar uma quantia imediatamente após a confirmação de alguns dados. Através do aplicativo de conversas WhatsApp, é enviado um link falso para preenchimento de dados, que vão direto para as mãos bandidos. ATENÇÃO: Somente a Caixa Econômica Federal está fazendo a distribuição desses valores, e o cadastro só pode ser realizado pelo aplicativo Caixa Tem. Caso tenha dúvidas, procure entrar em contato com o banco, através do telefone ou indo até uma agência.
3. Golpe do motoboy de entregas de comida: Nesse caso os bandidos fingem ser entregadores ou tem contato com entregadores de má índole, e ao chegar no local da entrega, os entregadores alegam que há um valor pendente que deve ser pago para que a entrega seja realizada. ATENÇÃO: os aplicativos de entrega fazem a cobrança através do próprio aplicativo, não sendo necessário o pagamento de nenhuma quantia ao entregador. Mesmo no caso de gorjetas, elas podem ser enviadas diretamente pelo aplicativo. Não repasse dinheiro aos entregadores!
4. Cobranças por telefone: Nessa situação os bandidos se passam por atendentes de empresas de cobrança, e ao cidadão que o nome dele está prestes a ir para órgãos de proteção ao crédito. O bandido passa alguns dados superficiais e gera pânico ao falar de dívidas altas, fazendo com que a pessoa do outro lada da linha acabe passando outros dados diretamente a ele. ATENÇÃO: não passe dados pessoais a ninguém. Se a empresa precisar te cobrar, ela possui seus dados no cadastro. Se não possuir, não é verídico. Além disso, todas as suas cobranças e casos com relação ao SPC/SERASA podem ser consultados pela internet ou telefone.
Antes de continuarmos, se você trabalha com algum tipo de comércio ou de serviço online, sempre verifique sua conexão e os servidores onde seus dados estão armazenados. Existem alguns malwares que entram nos bancos de dados e até alteram informações como estoque e valores.
DICAS IMPORTANTES
✓ Não clique em links suspeitos ou desconhecidos. Se você estiver em dúvida, não faça nada;
✓ Caso vá fazer alguma compra, só coloque seus dados como nome e CPF se estiver na página de empresas conhecidas;
✓ Mantenha seus programas de anti-vírus sempre atualizados. No celular, evite instalar programas com essa função que sejam desconhecidos;
✓ Uma dica é alterar suas senhas, de tempos em tempos, para evitar ser hackeado. Outra maneira de verificar se está seguro é utilizando o programa de checagem do Google. Ele investiga regularmente suas senhas e avisa caso uma delas esteja sendo usada ou tenha sido “vazada”;
✓ Procure sempre usar em suas senhas caracteres especiais como @#*!, além de letras maiúsculas e números, isso dificulta invasões e a ação de hackers;
✓ Caso esteja trabalhando em Home Office, verifique se sua empresa possui a opção de VPN (rede privada virtual), que é uma forma de mesmo de caso utilizar a internet da empresa e a rede da empresa. Essa função torna a ação de hackers mais difícil;
✓ Caso esteja trabalhando em Home Office e tenha trazido um equipamento da empresa para casa, tome cuidado ao colocar esse equipamento na sua rede doméstica. Antes disso, verifique a existência de vírus e atualize o programa de antí-vírus e defesa para que esteja seguro;
✓ Sempre verifique se o site em que você se encontra é seguro. É possível sempre verificar isso através dessa informação na tela:
✓ Caso faça compras online, sempre verifique seu e-mail e confira se a procedência da mensagem é segura;
✓ Não forneça códigos recebidos por SMS a desconhecidos no WhatsApp. Se você enviar essas mensagens, a pessoa terá acesso ao seu aplicativo e pode utilizá-lo para realizar golpes em amigos e familiares;
✓ Tome cuidado com links de promoções e brindes, sempre confira a procedência das informações;
✓ Quando for comprar online, use apenas os seus dispositivos pessoais, pois as chances de problemas são menores. Não use computadores, smartphones ou tablets públicos e de outras pessoas ou de locais públicos;
✓ Não salve seus dados bancários no site. Alguns sites oferecem a praticidade de salvar seus dados bancários para facilitar as próximas compras online com apenas um clique. O procedimento é interessante, mas, apesar de o site ser de confiança, ainda são comuns os casos de vazamento de dados;
✓ Cartões pré-pagos são mais seguros. Diferente dos cartões de crédito que sempre são alvos de ataques de hackers, os cartões pré-pagos são uma boa alternativa, já que permitem o controle e ao mesmo tempo a segurança. Muitas empresas modernas emitem e utilizam cartões que funcionam como um cartão de crédito bandeirado, porém com um valor pré-disponibilizado. Isso serve para cartões corporativos, mas também para pagamento de valores a funcionários ou terceiros. Ou seja, ele funciona perfeitamente para compras online e offline, você controla o valor gasto de maneira bem simples, além de oferecer muitas outras soluções;
✓ Não compartilhe dados de seu cartão de crédito ou débito através do celular, computador ou tablet. Apesar da tecnologia de ponta dos aplicativos, não podemos expor nossos dados a riscos de exposição;
✓ Não clique em “li e aceito os termos e condições” de sites e aplicativos não confiáveis. Infelizmente esses textos podem conter “pegadinhas” muito prejudiciais. Vamos nos proteger e prevenir sempre!
Autora: Rebeca Zen
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